Visas/pt

From Wikimania
Wikimania 2006 banner
Other languages:

Česky (cs) | English (en) | Français (fr) | Italiano (it) | Polski (pl) | Portuguese (pt) | 中文 (zh) | +/-


Quem precisa de visto para entrar nos Estados Unidos?

Se você não reside nos Estados Unidos, você pode precisar de um visto para entrar no país. Se você já possui visto, certifique-se de que ele não expirará antes do fim de sua viagem. Cidadãos dos seguintes 27 países não precisam de visto para entrar nos Estados Unidos[1]:

Alemanha Finlândia Noruega
Andorra França Nova Zelândia
Austrália Irlanda Países Baixos (Holanda)
Áustria Islândia Portugal
Bélgica Itália Reino Unido
Brunei Japão San Marino
Dinamarca Liechtenstein Singapura
Eslovênia Luxemburgo Suécia
Espanha Mônaco Suíça

[1] Se você está entre os casos em que o visto não é necessário:

a) Seu passaporte deve conter caracteres para leitura mecânica, o que significa que deve conter inscrições compostas por perfurações no papel (carats) (e.g., <<< ).
b) Passaportes emitidos após 26 de outubro de 2005 devem conter foto digital.

Informações para canadenses

Cidadãos canadenses geralmente não precisam de visto ou passaporte para entrar nos Estados Unidos. Os viajantes devem trazer prova de identidade (e.g.: carteira de identidade oficial com foto) e de cidadania (e.g.: passaporte, certidão de nascimento ou certificado de cidadania). Noivos de cidadãos dos Estados Unidos e cônjuges de indivíduos com residência permanente no país podem precisar de visto para entrar, ainda que sejam cidadãos canadenses — especialmente se estiverem entrando no país para aguardar o desfecho de processo referente à imigração. Para mais detalhes, visite usembassycanada.gov.

Obtendo o visto

Para obter visto para os Estados Unidos, contacte a embaixada dos Estados Unidos mais próxima e informe-se sobre a duração do processo (geralmente algo entre 3 e 45 dias). Períodos de espera aproximados podem ser encontrados na página travel.state.gov.

Instruções para obtenção tranqüila de visto:

  • Peça-nos uma carta-convite o mais prontamente possível. [wikimania-info_AT_wikimedia_DOT_org]
  • Inicie de logo o processo para tirar o visto, idealmente com mais de quatro meses de antecedência. O processo básico para obtenção do visto não levará tanto tempo, mas você pode precisar de tempo para uma nova requisição caso seja necessário, além de poder comprar passagens aéreas apenas após a concessão do visto.
  • Prepare-se para entrevista/processo de requisição de visto. Você deve:
    1. Apresentar todo o seu itinerário de viajem, do momento em que deixará seu país até o retorno
      Note que seus planos de viajem dependem da concessão antecipada do visto
    2. Apresentar sua carta-convite, e informações impressas sobre a conferência
      Se você estiver recebendo auxílio financeiro para comparecer à conferência, certifique-se de imprimir a documentação comprobatória disto também.
    3. Apresentar provas de sua associação à Wikimania (informações sobre você como pesquisador, desenvolvedor da wiki, wikipedista, etc.)
    4. Apresentar provas de que você voltará para casa após a conferência -- isto é, "ligações suficientes" com o seu país de origem (normalmente o seu país de residência). Exemplos úteis incluem:
      * prova de laços familiares em seu país de origem
      * prova de que você tem patrimônio
      * extratos bancários ou outras declarações bancárias
      * contrato de trabalho ou carta de seu empregador, demonstrando que você possui emprego para o qual retornará após o fim de sua viajem
      * prova de que freqüenta escola, ou carta de funcionário de escola, demonstrando que você estará matriculado naquela instituição após o fim de sua viajem

Obtendo ajuda para tirar visto

Uma carta-convite não garante, por si só, que você obterá visto para os Estados Unidos. Se você seguiu os passos descritos acima mas seu pedido de visto foi negado, informe-nos imediatamente. Agentes da Imigração do estado de Massachusetts contactarão a sua embaixada e tentarão reverter a decisão.

Se você não tem condições financeiras para cobrir os custos de obtenção de visto ou encargos relacionados, informe-nos. Talvez haja auxílio financeiro disponível.